A Freguesia

Heráldica

Abílio Maria Camacho, presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Caldas da Rainha — Santo Onofre e Serra do Bouro, do município de Caldas da Rainha:

Torna pública a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da União das Freguesias de Caldas da Rainha — Santo Onofre e Serra do Bouro, do município de Caldas da Rainha, tendo em conta o parecer emitido em 4 de fevereiro de 2015, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, e que foi estabelecido, nos termos da alínea p), do n.º 1 do art.º 9.º do Decreto -Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, sob proposta desta Junta de Freguesia, em sessão
da Assembleia de Freguesia de 17 de abril de 2015.

Bandeira: amarela; cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lanças douradas.

Selo: nos termos do artigo 18 da Lei 53/91, com a legenda: “União das Freguesias de Caldas da Rainha — Santo Onofre e Serra do Bouro”.

Nova Ordenação heráldica do brasão e bandeira -União das Freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro

Armas:

Escudo papelonado de folhas de árvore de azul, contornadas e nervadas de prata; movente da ponta e dos flancos monte de três cômoros de ouro, o do meio carregado com um camaroeiro de vermelho; campanha ondada de quatro tiras ondadas, de verde, prata, azul e prata. Coroa mural de prata de quatro torres.

Listel de prata com a legenda a negro
“UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CALDAS DA RAINHA — SANTO ONOFRE E SERRA DO BOURO”.


Antiga Ordenação heráldica do brasão e bandeira - Santo Onofre

Armas:

Escudo papelonado em folhas de árvore de verde, com um camaroeiro de prata acompanhado de duas bilhas de ouro; em ponta, faixeta ondeada de prata e azul de três tiras.

Coroa mural de prata de três torres.

Listel branco com a legenda a negro: “CALDAS DA RAINHA – SANTO ONOFRE”.

 

Antiga Ordenação heráldica do brasão e bandeira - Serra do Bouro

Armas:

Escudo de prata, duas rodas de carro, de vermelho, acompanhadas em chefe de três flores de lis de azul e, em contrachefe, de um monte de três cômoros de negro, movente de um pé ondeado de prata e verde. Coroa mural de prata de três torres.

Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "SERRA do BOURO".
 

Voltar